domingo, 16 de fevereiro de 2014

... tenho, mas não sei por que!


Vocês já repararam que muitos textos eu começo fazendo uma pergunta tipo essa? É pura mania! Um vício de uma forma de pensar! Eu sou cheia deles: vícios, manias, TOCs, costumes... : Eu durmo com dois travesseiros e 4 almofadas – como isso acontece em uma cama de solteiro, entra na categoria idiotice e não mania; Meu guarda-roupa é separado por cores, meus sapatos também; Deixo os livros enfileirados do maior para o menor; Não consigo simplesmente escovar os dentes, preciso fazer outra coisa junto; Estico o pano de prato sobre as louças que acabei de lavar e deixei no escorredor; Sento em cima de uma das pernas; durmo virada para o lado da parede; mordo a boca até sair sangue; com exceção de Marian Keyes, só leio livros de suspense policial; e já tá bom de confissões, né?

E sei que todo mundo tem suas esquisitices! Tenho uma amiga que quando está em silêncio parece que está conversando mentalmente com um grupo de pessoas surdas que só entendem expressões faciais, tenho outro amigo que tira os sapatos pra entrar em qualquer casa, minha vó adora vôlei, mas deixa a TV ligada enquanto passa o jogo e sai de casa, vai pra calçada esperar terminar, outra amiga disse que quando tinha piercing no nariz, tinha mania de ficar girando a joia, mas quem via de longe tinha certeza que ela estava tirando caquinha!  


Essas manias que não prejudicam a nossa vida – no caso da minha vó, até ajuda com que ela não enfarte vendo uma partida – se tornam engraçadas e um pouco embaraçosas! Mas aí você começa assistir programas do tipo ACUMULADORES e vê como tem gente maluca de verdade no mundo! Se torna uma doença, algo que precisa de tratamento para a cabeça e de limpeza para a casa, principalmente se eles não querem se tornar acumuladores de baratas! Como ia escrever sobre isso, achei uma boa ideia fazer uma pesquisa longa e exaustiva (digitando MANIAS no Google) e durante esse árduo trabalho cheguei a uma descoberta incrível: eu tenho Clinomania!

Algumas manias mais preocupantes têm nomes e são estudas por pessoas que não passaram em medicina e ao invés de salvarem vidas ficam dando nomes a manias, medos e esmaltes!

Clinomania é o desejo excessivo de ficar na cama! – Chefes, se um dos seus funcionários chegar com um atestado com esse motivo, dê um tapa em sua orelha!

Cartacoethes é a incontrolável compulsão em ver mapas em todos os lugares! Não sei o que me perturba mais, uma pessoa que vê mapas em todos os lugares ou alguém ter parado pra estudar isso! Manda a pessoa trabalhar na área do Google Maps que tá tudo resolvido! Tem gente que tem mania de ver problema em tudo, né?

Gamomania é a obsessão em pedir pessoas em casamento! Fábio Jr, vamos procurar ajuda, certo? Como funciona isso? Ao invés da pessoa ter mania de colocar a etiqueta da roupa de pessoas desconhecidas pra dentro, ela cutuca alguém no metrô e pergunta se quer casar com ela? E se ela encontrar alguém que tem onomatomania em dizer a palavra “sim”?

Tem gente que tem mania de se lavar, mania de arrancar os próprios cabelos e pelos do corpo, mania de não tomar decisão, mania de puxar o próprio pênis (juro! Chama Peotillomania! Devemos ficar felizes por que a doença consiste em puxar o PRÓPRIO pênis, se fosse dos outros, seria mais preocupante!), mania de dar presentes (pessoas com duromania, por favor, me procure para uma amizade sincera e duradoura!), mania de mentir, mania de escrever um texto sem sentido algum só pra dividir com os coleguinhas a descoberta absurda de que tem gente que tem menos o que fazer que eu e foi estudar manias que se ninguém desse atenção, muita gente continuaria sendo presenteada por aí!

Nenhum comentário: