sábado, 3 de agosto de 2013

Meu nome é Heitor, tenho 40 anos e nunca tive uma dívida na vida!

Um dia desses eu queria deixar uma mensagem de autoajuda de boa noite para meus coleguinhas do Facebook (lê-se: tirei uma foto que gostei e queria confetes postando a foto no Face, mas não queria deixar sem legenda para não parecer carência) e como não estava pensando em nada interessante resolvi procurar na internet uma frase pronta pra colocar entre aspas, joguei no Google “frases de boa noite” e fiquei impressionada com o que apareceu! Eu queria desejar uma ótima noite, bons sonhos e que o dia seguinte fosse suportável e não causar depressão em quem estivesse lendo!

Mas o site de busca me direcionou para alguns sites como Frases de Boa Noite.org, Pensador, Mensagens com Amor e mais centenas de outros, mas esses três primeiros tinham alguma coisa em comum: a maioria das frases era de desanimo, tristeza, depressivas mesmo! Coisas do tipo: “Dormir para ficar mais próximo dos sonhos e mais longe do impossível”, “ok vida, já entendi que sou forte o suficiente para suportar tudo isso!”, “Às vezes 1 minuto destrói 23 horas e 59 minutos”!

Fiquei assustada pensando no quanto as pessoas andam tristes! Parece que depressão é a nova moda em Paris e está chegando por aqui! Você ser feliz não rende assunto! Pensa na cena: você encontra um colega que trabalhou com você no seu primeiro emprego, abrem aquele sorriso, dão aqueles tapas fortes nas costas, se afastam um pouco pra admirar como ambos engordaram e perguntam se está tudo bem. Você responde “nossa, tá tudo ótimo! Meus filhos já estão grandes, estou conseguindo pagar uma escola particular para os dois, meu trabalho tem plano de saúde o que me ajuda a não me preocupar com isso, minha mulher está linda, é companheira, me incentiva, nos beijamos ainda na cama antes mesmo de escovar os dentes!” e ele responde: “nossa, a minha vida está bem difícil! Minha mulher tá com depressão, vive triste pela casa, meus filhos chegaram à adolescência e não param mais em casa, estão malcriados, acho até que o menino está mexendo com drogas!”. Sobre o que vocês vão continuar falando? Sobre sua vida perfeita de comercial de margarina ou sobre os problemas da casa dele?

Fico imaginando duas ex-vizinhas se encontrando depois de uns 20 anos que uma delas mudou para o interior, começam a falar sobre as desvantagens da vida na cidade grande, uma delas enche o peito para dizer que o filho já teve dois infartos, tem pressão alta e colesterol alterado graças a alimentação torta que é obrigado a fazer por conta da alta carga horária de trabalho. A outra tosse, solta o coque do cabelo, limpa a garganta e diz que o filho está tomando tarja preta por conta da síndrome do pânico, depressão, bipolaridade e ainda tem diabetes e talvez tenha que fazer a cirurgia do estomago! Parece que nos dias de hoje, você ser feliz, estar bem, ter uma família estruturada, ter boa saúde é algo de outro mundo e vai sofrer buillying se disser que tem 50 anos e não toma remédio pra pressão!

As salas de espera de consultórios médicos estão cheias de gente competindo quem tem a doença mais difícil, os piores sintomas, a pior cara de dor e infelicidade! Está fora de moda não reclamar!

Sei que o mundo não está perfeito e não acho que a gente tem que sair por aí sorrindo para todos na rua, andando saltitando de saia branca quando está naqueles dias, cantarolar “a vida é bonita e é bonita” depois de pegar 3 horas e meia de trânsito, fazer coraçõezinhos no papel da multa que chegou na sua casa porque acordou atordoado achando que era quinta e era quarta – o dia do seu rodízio! Todo mundo tem problemas e é melhor assumí-los e resolvê-los que tentar escondê-los com sorrisos que mais parecem máscaras de helloween! Mas vamos valorizar mais o que nos deixa feliz que achar que sua crise de rinite é H1N1! Treine sorrir!

Nenhum comentário: