terça-feira, 26 de agosto de 2014

Certa estava sua mãe quando dizia "você não é todo mundo!"

 
Você nasceu, sua mãe achava que você era o bebê mais lindo da maternidade. Você fez alguns aniversários e achava que seu objetivo de vida era surpreender os outros!
 
E você cresce e percebe que a opinião dos outros é só dos outros. Você percebe a magia de ser você mesmo! Tudo bem que todo mundo odeia a segunda-feira, você não gosta realmente é da terça. E ama as quintas, as sextas são só as sextas! Gosta de frio e de campo. Acha a praia ok, mas de vez em quando precisa mergulhar em água salgada para dar uma revigorada, seja com a paisagem, seja com superstições.
 
Descobre que gosta de caras normais, não daqueles que despertam inveja nas amigas tamanha beleza hollywoodiana que ele carrega. Porque a beleza enche os olhos e o saco! Você prefere o cara divertido, que te faz rir e que entende as suas piadas, que gosta das mesmas músicas que você e que não precisa se vestir impecavelmente, que mistura verde com amarelo mas te abraça de uma forma que te faz esquecer que tem gente no mundo que mata seu semelhante.
 
Gosta de piadas sem graça e de viajar de carro. Tudo bem se seus amigos já foram pra todos os continentes da Terra, você prefere conquista-los no War enquanto come amendoim ovinho! Sabe que um dia vai viajar e conhecer muita coisa bacana, mas não agora. Você não precisa fazer tipo pra ninguém depois que cresce! Se sua festa de 15 anos precisou ser melhor que todas as outras que você já foi na vida, seu casamento precisa só agradar aos noivos, precisa ser do jeitinho de vocês! E se não houver casamento, tá tudo lindo da mesma forma!
 
Todas as pessoas que você conhece querem uns 3 filhos e sabem a profissão que vão seguir antes mesmo de nascerem, você, no momento, só quer um cachorro que lamba seu nariz de um jeito engraçado. O que vai acontecer daqui 14 anos? Daqui 14 anos você descobre! Não é porque todo mundo se preocupa e planeja o futuro que você precisa planejá-lo também! A frase que sua mãe te falava quando era pequeno nunca fez tanto sentido: você não é todo mundo!
 
Você não precisa ir a uma festa em um lugar que não gosta só porque todo mundo vai, você não precisa usar Sneaker só porque todo mundo comprou um, não precisa usar esmalte azul junto com todos se você quer passar um nude. Você cresceu e a única coisa que realmente precisa é ganhar sua grana pra pagar suas contas! Fora isso, não precisa mais nada! Não precisa impressionar, não precisa surpreender, não precisa fazer tipo para se enturmar!
 
Você lembra dos coleguinhas da escola e como eram trouxas cruéis por só aceitarem pessoas parecidas com eles no grupinho! Ah, como as crianças perdem por não experimentarem conviver com gente diferente! Meninos não gostam de meninas, elas só choram e irritam! Meninas não gostam de meninos, eles puxam seu cabelo, arrotam e peidam (e continuam nessa vibe mesmo depois de 40 anos). 
 
É mais leve quando você pensa no relacionamento com as demais pessoas como você leva seu relacionamento com seu cônjuge (futuro, ex ou atual). Não precisa ser uma surpresa todo dia para provar o amor, pois aí, quando não tem surpresa, o amor entra em questionamento. Mas viva todo dia cativando os que você quer por perto e, quando houver surpresas, prova que o amor de todos os dias está mais intenso! Você não precisa viver pelos outros, para entretê-los! E descobrir isso te faz dormir tão mais tranquilo e com um pijama zuado e confortável porque dane-se se seu vizinho vai vê-lo quando for colocar o lixo pra fora!
 
E daí se os outros estão investindo na bolsa de valores quando você ainda quer guardar moedas em um cofrinho? Você é assim! Não vai se arriscar para acompanhar o movimento!
E daí se estão planejando os casamentos quando você quer tirar um ano sabático viajando o mundo sozinho? É isso que vai te fazer feliz naquele momento!
E daí se todos se formaram? Você gosta de investir cada hora em um negócio próprio, abre e fecha lojas, mas só se aventura naquilo que te faz bem no momento!
E daí se em um encontro dos que se formaram em 1.997 você é o único que não tem carro? Você não gosta de dirigir, não vai fazer isso para impressionar os outros enquanto bufa em cada baliza que precisar fazer!
E daí se alguém comprou um apartamento e você comprou uma colcha nova para a cama de solteiro na casa dos seus pais? É ali que você está conquistando seus sonhos? Então é ali que você vai ficar!
 
Corra atrás do que você quer, pra te entreter, para te surpreender, para te fazer feliz, para você viver! Sabe aquele negócio de “se você não se achar bonito, ninguém vai achar”? Não é muito verdade, vai ter gente que vai gostar daquilo que você não suporta em você mesmo. Mas “se você não te fizer feliz, ninguém vai te fazer” é, talvez, a verdade mais absoluta que há!  

Nenhum comentário: