segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Filho, cadê a mamãe?? Não filho, isso é a máquina fotográfica!!


Esse final de semana eu estava assistindo ao programa Saia Justa e nessa temporada de férias das pessoas que realmente usam saia, o programa tem sido apresentado por 4 rapazotes. O programa compreende poucos blocos e em cada um deles um dos caras leva um tema para ser discutido com os demais e entre uma discussão e outra o Léo Jaime fez uma observação solta no ar: “Quando fazemos show, não vemos mais pessoas curtindo a música, são todos repórteres gravando um documentário com seus celulares.”. Ele falou também sobre um réveillon em Copacabana, onde ninguém admirava os fogos, estavam todos preocupados em tirar foto, filmar, etc.

E fiquei pensando a respeito disso! Sou do tipo que tiro foto de tudo, que narro fatos através do Instagram, que prefiro comentar alguma coisa no Facebook com pessoas que vão ler e pensar “e eu com isso?” que sorrir e comentar com a pessoa ao meu lado no ônibus, que viu a mesma cena que eu! E com isso, nós só perdemos! Perdemos a chance de enxergar as coisas com nossos próprios olhos ao invés de ver o que está acontecendo na nossa frente através de uma telinha com a ajuda de algum flash. 

Quando foi a última vez que algo realmente te impressionou a ponto de você simplesmente esquecer de pegar o celular para gravar!? Quando você viu o sorriso do seu filho e deixou que ele visse o seu, ao invés de se esconder atrás de uma câmera, de um celular, de uma tekpix?! Quando você curtiu um show e pegou o celular só para se comunicar com a pessoa que ia te acompanhar?

Adoro tecnologia e acho que ela nos faz um bem incrível - não tem nada melhor que dar print em uma foto, conversa ou comentário e mandar pra amiga por Whatsapp ao invés de ter que escrever ou descrever tudo de novo!! Mas, como tudo na vida, é necessário uma dose de equilíbrio! Esses dias li uma frase incrível no Facebook – por mais irônico que pareça – “vida é aquilo que passa enquanto você olha para o celular!”. E é exatamente isso! Enquanto você está de olhos baixos apagando fotos que já carregou no computador para aliviar a memória da sua câmera, uma borboleta de 27 cores com o seu nome estampado em uma das asas está pousando em seus óculos!

Não, esse post não é para prometer que vou postar menos coisa inútil ou só vou publicar fotos realmente interessantes, se depender de mim, vocês ainda vão pensar muito “na boa, morre!”. Mas é para ponderarmos e aproveitarmos mais! Deixe a tecnologia de lado às vezes e aproveite, como nos velhos tempos, com os olhos, um sorriso e mãos desocupadas!! Ou, no máximo, segure um isqueiro durante um show!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Nascemos, vivemos por um momento breve e morremos. Tem sido assim há muito tempo. A tecnologia não está mudando muito este cenário..." ( Steve Jobs)

Rodrigo Henrique disse...

Top! As pessoas só pensam em gravar as experiências e esquecem de vivê-las.