quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vamos falar de bipolaridade? ah não, não quero mais!

A bipolaridade é um transtorno em que o humor assume autonomia, deixando de responder adequadamente ao que seria esperado (fonte: bipolaridade.com.br). Ou seja, causa transtorno a que se relaciona com uma pessoa bipolar! Muitas vezes confundida com a TPM, a Bipolaridade não chega em uma época específica do mês, pelo contrário, ela pode chegar a qualquer hora do dia.

Qualquer tipo de humor muito alterado já me causa uma certa vontade de me afastar da pessoa imediatamente – colocando-a em um helicóptero pilotado pelo Marrone. Sabe aquelas pessoas que chegam em um velório saltitando feito coelhinho da páscoa? Que chega no serviço e cumprimenta a todos sorrindo e falando com voz de Patati Patatá? Que vai te explicar um problema como se fosse uma animadora de excursão infantil? "Ah, mas não é bom estar sempre ao lado de alguém que nunca está de mau humor?" Não! Todo mundo tem problema e tem um dia que acordou e o espelho te falou que existe, sim, alguém mais bonito que você! E quando o humor está reagindo de modo incompatível ou exagerado à situação, é um transtorno de humor! Vá se tratar!

E aquelas pessoas que só vivem reclamando, tristes, rancorosas, pra baixo, também me incomodam da mesma forma! Aquele tipo de pessoa que vai pra Disney e fica reclamando que o Mickey só fala em inglês! Que é convidada pra jantar com um cara interessantíssimo e passa a refeição toda reclamando que vai perder o capítulo da novela! Se faz calor, reclama que tá suando mais que lutador de sumô, se faz frio, tá tremendo mais que havaiano num iglu, nunca tá feliz com nada! Fica com dó de uma grávida porque vai nascer cabelos e unhas dentro dela (admito que esse é testemunho pessoal)! Chora em aniversários e inveja o homenageado de um velório!

Mas, acho que o pior transtorno de humor é aquele tipo clima de São Paulo: vai do frio do Alaska ao calor das Arábias em um só dia : A pessoa (muitas vezes conhecida como chefe) chega, não te cumprimenta e vai pra sala! Volta sorrindo e te dá um bombom! Faz todo o sentido, não? Não! Por quê? Porque a gente usa o filtro-do-humor para saber o quanto podemos nos arriscar e investir em algo!

Já percebemos isso desde criança, quando queríamos ganhar um doce, chegávamos de mansinho, sondávamos pra ver se a mãe não tinha brigado com o pai, se o olho do irmão mais velho não está roxo, se a empregada não estava chorando em um canto, e aí então elogiávamos e pedíamos uma jujuba! Agora, imagina como seria ter uma mãe bipolar!! Bom, não precisa se esforçar muito, é só esperar ela entrar na TPM, enquanto ela está fazendo cafuné no seu irmão, está tentando te acertar com um cabo de vassoura!

Crescemos percebendo o humor da pessoa, para então escolhermos a forma com que vamos nos relacionar com ela! O namorado que adicionou aquela menina com foto de perfil de um pequeno rosto acima de grandes peitos, chega com calma para encontrar a namorada e espera para ver se vai ser recebido com um sorriso ou uma metralhadora! O filho que chegou às 5 de madrugada, acorda com um sorriso sacana e um olho pequenininho, analisador, sentindo o clima da cozinha, espera se vai ser recepcionado com um “bom dia” ou uma palestra! O marido que passou o sábado vendo futebol e tomando cerveja ao invés de arrumar a prateleira do banheiro, vai pra cama devagar – porque é idiota! Sabe que vai tomar porrada e deveria ter ficado no sofá!

Agora, como usar esse método, milenar e tão eficiente, com alguém bipolar? A pessoa está sorrindo e você vai pedir um favor, ela rosna! Ontem o cara disse que te amava e hoje te manda sumir! A pessoa diz que você pode contar com ela pra qualquer coisa e, quando você precisa de alguém pra pagar uma fiança, ela some! Respondendo à primeira pergunta: Não faço a menor ideia! Acho que a principal dica é: fuja! Corra como se não houvesse aquela dor abaixo da costela! E mande um e-mail com a indicação de algumas clínicas de tratamento!

Como eu sou uma pessoa séria e pesquiso antes de escrever meus textos (ou seja: assisto às novelas antes de escrever o resumo e só), fui ler a respeito da bipolaridade no site www.bipolaridade.com.br (recomendo que enviem para os conhecidos perturbados e perturbadores). No site eles disponibilizam um teste para descobrir qual seu grau de perturbação! Se você acha que eu fiquei com medo do resultado é porque não leu o termo de consentimento antes de iniciar o teste, você teria certeza do cagaço que eu estava depois de ler que eu levaria até duas horas para terminar o teste, mas que tenho até uma semana para completá-lo. Se eu preciso de uma semana pra responder umas questõezinhas que eu SEI as respostas, é porque o negócio é tenso!!

Quando eu vi que a primeira fase do teste tinha 9 estágios, descobri que sou mais preguiçosa que curiosa e percebi que sou bipolar quando me empolgo muito pra fazer um teste e me desanimo logo que vejo a quantidade de perguntas!!


Mas, recomendo! E depois me contem o resultado pra eu saber como me relacionar com você! Acho que vou ter que alugar um Airbus A380 pro Marrone pilotar!

Nenhum comentário: